quinta-feira, 24 de março de 2011

Para que serve a literatura infantil?

Essa é uma boa pergunta para um blog como este, primordialmente creio que a literatura infantil serve para formar leitores, trabalhar emoções, para assim lidar melhor com a realidade, a literatura de uma forma geral.
A literatura nos trás vários elementos significativos, como as múltiplas possibilidades de leitura, já que cada pessoa interpreta de maneira diferente, pois quando todo mundo pensa do mesmo jeito alguém não está pensando, nos trás reflexões sobre a realidade que nos cerca, há textos que jogam com o leitor, um trabalho feito com a linguagem de cada texto, desperta nossa sensibilidade, nos deixam emocionados, nos dar prazer, ler literatura é uma leitura prazerosa.
Ao ler ativamos a nossa imaginação, pois à medida que vamos lendo vamos imaginado toda a cena descrita, preenchemos espaços em branco quando a leitura por se só não nos da alguma informação, afinal, quem nunca estava lendo e mesmo sem a leitura falar nada fisicamente sobre o personagem imaginou este personagem? Pois é fazemos isso automaticamente.
A literatura não deve ter uma finalidade prática, ou seja, ler algo apenas para interpretar, ou pra tentar saber o que o autor quis dizer com aquilo, ou até mesmo fazer um estudo sobre o texto, isso é feito com paradidáticos, não podemos fazer da literatura nosso paradidático, a leitura da literatura deve ser feita pelo prazer de ler. Ao introduzir na infância poderemos promover situações de leitura para que os estudantes gostem de ler, para assim formar leitores.

Um comentário:

  1. Diante do que foi esclarecido na parte primeira, o estímulo a literatura torna-se de grande valia na vida de todas as pessoas.
    Dentre outros benefícios, esta serve indubitávelmente na formação do caráter e personalidade do leitor.
    A "Literatura Infantil" foi abordada de forma clara, objetiva e consistente.
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir